Epicentro dos poetas algarvios

Este irá ser o lugar geométrico dos poetas ligados ao Algarve, por nascença ou por aquisição do título por mérito próprio. Entre Al-Mohtâmid e Nuno Júdice encontraremos muita gente pelo caminho e teremos muito prazer em ouvir de novo Ibn Ammar, João de Deus, António Aleixo e muitos outros valores da poesia desde o Al-Garb Al Andalus até aos nossos dias presentes.
Esta é uma praça aberta a todos, consagrados e noviços. Sejam bem vindos.

domingo, 14 de agosto de 2011

Rumaykiya - a escrava rainha

Al-Mutamid passeava-se com o seu amigo e poeta Ibn Ammar pelas frondosas margens do rio Arade, junto a Silves. Era habitual, entre ambos, o ritual do jogo de improvisar versos. De repente levantou-se uma brisa que fez encrespar as águas. Isso serviu de mote a Al-Mutamid que versejou:


" O vento faz da água uma loriga" 


Mas Ibn Ammar demorou a improvisar um verso complementar.
É então que do meio do juncal que bordejava as margens surge uma voz suave e feminina a responder ao jogo:


"Que cota de malha seria se gelasse"


Era a voz de uma talentosa escrava que de imediato mereceu a atenção do príncipe Al-Mutamid. Mais tarde a escrava viria a ser a sua esposa favorita.
Este episódio também é referido como acontecido nas margens do Guadalquivir, em Sevilha, mas a cronologia de outros dados históricos confirmam o Arade como palco deste amor eterno entre o rei-poeta e a escrava.

Sem comentários:

Enviar um comentário